Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no coração da Rota do Vinho, uma importante área enológica da Baixa Califórnia Norte e do México, este é um projeto experimental baseado na ideia conceitual de um origami de papel, transferido para metal.
Um edifício de caráter artesanal, arrojado, dinâmico e que busca refletir a identidade da cerveja artesanal que é oferecida neste local, com o nome de Media Perra.
O contexto em que o projeto está localizado é cercado por montanhas e pelas silhuetas que elas projetam. Uma das ideias era gerar estas silhuetas e construir a estrutura principal com apenas dobras que formariam paredes e telhados, e criariam a volumetria de Media Perra.
Analisamos o curso da luz solar e das sombras para criar diferentes planos abstratos e detalhes de iluminação natural dentro e fora da sala de degustação.
Os conceitos sustentáveis são parte importante e constante, e em nossa escritório são aplicados em cada um dos nossos projetos.
A pele do edifício é um sanduíche de chapa oxidada com isolamento interno de palha e nas paredes interiores há adobe, material local na área da comunidade indígena Kumiai. O projeto do edifício foi concebido e orientado para aproveitar os recursos naturais do terreno, alcançando uma ventilação natural sem necessidade de mecanização em uma área muito árida e com clima bastante extremo.
A forma de suas coberturas nos permite captar a água da chuva em uma área onde há uma escassez desse líquido vital, a iluminação natural é feita com garrafas recicladas com água, e as portas e mobiliários são produtos do mesmo material residual com que se criou a fachada da Media Perra.
Mesmo sendo um projeto de apenas 120 m² de construção, seus espaços internos são projetados para serem conectados diretamente uns com os outros e, assim, gerar espaços mais amplos e dinâmicos para os usuários. A arquitetura de Media Perra visa criar uma experiência de identidade e diálogo entre os usuários que a visitam.